Você não está autenticado.

Anúncio

Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via [email protected]

Para mais informações: [email protected]

#1 30/08/2018 16:35:04

mracalf
Membro

Travamento gráfico no Manjaro

Oi para todos

Sou novato com Linux e Resolvi usar a Distro Manjaro.

Eu tenho um problema com meu computador já faz algum tempo que é o de travamento gráfico com qualquer versão Arch Linux que eu instalo, só que minha máquina já não aguenta mais o Windows Pesadão e eu preciso muito migrar para o Linux e como eu achei o Arch mais "fácil" de usar testei Antergos(Gnome) e Manjaro(KDE) e estou atualmente usando o Manjaro com um sério problema que me irrita muito que é o ambiente gráfico do meu PC trava do nada sem motivo aparente e só continua tocando a música (Caso eu esteja ouvindo música).

Quando ele trava o meu teclado também vira escravo do bug e não aceita mais nenhum comando o que me impede de dar um ctrl+alt+F2 e mandar reiniciar a interface gráfica, aí eu sou obrigado a socar o dedo no power e resar para meu HD não virar um queijo suíço de bad block.

Eu já tentei instalar o driver nvidia-390xx que é o compatível com minha placa de vídeo a Nvidia Geforce GTX 550 TI, só que por algum motivo bizarro, quem criou o driver para o Manjaro colocou como obrigatório para essa minha versão de Kernel (4.14.66-1) a instalação do driver nvidia-340xx e eu suspeito que seja esse o motivo do travamento gráfico, só que eu não consigo remover somente esse driver sem remover todo o resto.

Então eu queria saber em primeiro lugar se vocês tem alguns comandos de teste que eu possa utilizar aqui na minha máquina para analisar como estão as os arquivos de configuração que esses drivers estão gerando, em segundo lugar eu quero saber como eu faço para identificar se o meu PC não está na verdade buscando o tal do driver NOUVEAU no lugar dos nvidia, e tbm quero saber como eu faço para descobrir se é ou não um conflito entre o 340xx e o 390xx.

São muitas possibilidades para o que pode ser esse travamento gráfico e eu quero isolar cada uma e descobrir o motivo correto pois pretendo migrar para o Linux e não pretendo desistir facilmente.

Abraço a todos.

Última edição por mracalf (30/08/2018 18:01:52)

#2 31/08/2018 17:55:57

swatquest
Moderador

Re: Travamento gráfico no Manjaro

a sua placa é o drive

https://www.archlinux.org/packages/extr … dia-390xx/

cara conheço pouco o manjaro

sei que em configuração do manjaro

tem uma opção para escolher o kernel/

Você pode baixar e remover o kernel.

no grub em /etc/default/grub

você escolhe qual o  kernel que iniciará

o padrão é 0 que seria o primeiro kernel da lista

Última edição por swatquest (31/08/2018 17:56:50)

Rodapé do site