Você não está autenticado.

Anúncio

Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via paypal.

Para mais informações: contato at archlinux-br.org.

#1 16/01/2019 12:58:07

Osiel Gomes
Membro

[RESOLVIDO] Sobre o xinitrc e gerenciador gráfico

Boa tarde!!!

Uma dúvida:

Quando eu uso startx eu sei claramente que o xinitrc é lido, mas quando eu uso gerenciador gráfico sem dar o comando startx ele lê esse arquivo também? Tipo executa o que tem lá dentro ou percorre outro caminho, eu pergunto por que eu não uso gerenciador gráfico e sempre usei o console e estou querendo testar o LightDM.

Obrigado!!!

Última edição por Osiel Gomes (19/01/2019 08:17:08)

#2 17/01/2019 00:20:01

slackbeck
Membro

Re: [RESOLVIDO] Sobre o xinitrc e gerenciador gráfico

Também não uso gerenciador de sessões gráfico. Configurei meu ".xinitrc" para "exec startxfce4" e algumas outras coisas que abrem junto, enfim... Pelo que eu já vi nas discussões, se você deseja iniciar com outro ambiente gráfico, deve editar o .xinitrc antes de chamar o x-org, manualmente mesmo... Mas pensa bem, se você quer só carregar os aplicativos padrão do XFCE, por exemplo, é só chamar o "startxfce4", a não ser que queira outros programas abrindo junto... E assim por diante, todo ambiente gráfico tem um script que vai abrir os programas essenciais do ambiente... Nesse caso, você poderia desconsiderar o .xinitrc, e usar   "startkde", por exemplo...

Mas existe uma solução sim, para abrir ambientes diferentes de forma mais automática sem gerenciador de sessões!

Na Arch wiki:

Alternando entre ambientes de área de trabalho / gerenciadores de sessões

Se você estiver alternando com frequência entre diferentes ambientes de área de trabalho ou gerenciadores de janela, é conveniente usar um gerenciador de sessões ou expandir ~ / .xinitrc para tornar a comutação possível.

O exemplo a seguir mostra como iniciar um determinado ambiente de desktop ou gerenciador de janelas com um comando no terminal. Basta configurar .xinitrc de acord, previamente:

~/.xinitrc

...

# Here Xfce is kept as default
session=${1:-xfce}

case $session in
    i3|i3wm           ) exec i3;;
    kde               ) exec startkde;;
    xfce|xfce4        ) exec startxfce4;;
    # No known session, try to run it as command
    *                 ) exec $1;;
esac

Ref: https://wiki.archlinux.org/index.php/Xi … X_at_login

Última edição por slackbeck (17/01/2019 14:36:49)

#3 17/01/2019 14:31:25

Osiel Gomes
Membro

Muito obrigado pela explicação.

#4 19/01/2019 02:33:50

slackbeck
Membro

Para complementar, teve uma questões osbre xinit no forum do arch em inglês agora esses dias... Vou passar o link abaixo para a discussão completa.

Mas basicamente, é dito que o Xinit é opcional e se você desejar utilizá-lo deve instalar o pacote "xorg-xinit", OK?!

https://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?id=243543

#5 19/01/2019 08:16:29

Osiel Gomes
Membro

slackbeck escreveu:

Para complementar, teve uma questões osbre xinit no forum do arch em inglês agora esses dias... Vou passar o link abaixo para a discussão completa.

Mas basicamente, é dito que o Xinit é opcional e se você desejar utilizá-lo deve instalar o pacote "xorg-xinit", OK?!

https://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?id=243543

Mais uma vez obrigado ficou mais claro agora... Estou editando para resolvido

Rodapé do site