Você não está autenticado.

Anúncio

Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via paypal.

Para mais informações: contato at archlinux-br.org.

#1 16/05/2019 11:13:28

pain-sama
Membro

OpenOffice em pt-BR

Eu prefiro utilizar o OpenOffice por alguns motivos. Pois bem, tentei instalar ele pelo AUR há um tempo e a versão em en-US instalou sem problemas. Quando a gente cria o clone do OpenOffice disponível na AUR com o comando:

$ git clone https://aur.archlinux.org/openoffice.git

... é possível editar o arquivo PKGBUILD gerado para instalar no idioma desejado. Porém, ele dá erro pois parece que o script tem uns bugs quando a gente muda o idioma. Eu até consegui dar uma mexida nele para poder baixar o arquivo correto do site oficial. Mas, como era de se esperar, ele falhou na verificação. Notei que ele baixa e trabalha com os arquivos em RPM disponíveis no openoffice.org. Então instalei o rpm-org (AUR), baixei o RPM em pt-BR e instalei com o comando...

# rpm -ivh --nodeps *.rpm

... como eu faria no Fedora, CentOS, etc. Ignorei as dependências porque quando tentei instalar pela AUR da primeira vez ele já tinha baixado e instalado. Então, agora o OpenOffice está funcionando muito bem. Estou usando ativamente há umas duas semanas e ainda não tive nenhum problema. Ainda assim queria saber se tem alguma forma "menos errada" de instalar ele em pt-BR. Vocês sabem?

#2 16/05/2019 13:16:34

slackbeck
Membro

Re: OpenOffice em pt-BR

Legal saber o seu hack!

O que eu fiz aqui, manualmente, é o seguinte:
Baixei o pacote de língua (language pack) de português e simplesmente extraí  os conteúdos
dos dez tar.gz que se encontram dentro do pacote baixado (RPM ou DEB, tanto faz, é tudo tar) para a pasta
/opt/openoffice/... manualmente e como root.... E o grande detalhe, reiniciar o OpenOffice por
completo, daí já aparece a opção de mudar a língua em Tools > Options > Language Settings > Languages

No site: http://www.openoffice.org/download/

O arquivo que eu baixei, de versão igual ao Openoffice que instalei aqui, é de nome:
"Apache_OpenOffice_4.1.6_Linux_x86-64_langpack-rpm_pt-BR.tar.gz"

Isso, é claro,  somente para as traduções de interface, não tem a ver com os dicionários etc...

Imagino que você deverá tomar cuidado quando atualizar o OpenOffice, pois ele não irá
atualizar a tradução sozinho. Mas isso não chega a ser um problema, dificilmente alguém
precisará da última versão do OpenOffice... Eu mesmo, me recuso a atualizar o nano 3.2 para 4.2,
quebra todo meu .nanorc !!! Tá lá no meu IgnorePkg, enquanto o meu nano estiver rodando mesmo com o
sistema todo atualizado, vai ficar por lá no ignorepkg...

Última edição por slackbeck (16/05/2019 14:32:17)

#3 16/05/2019 16:15:52

pain-sama
Membro

Re: OpenOffice em pt-BR

Legal essa ideia de instalar e depois só extrair o pacote de idiomas!
O OpenOffice está com a mesma versão desde janeiro, se não me engano, e eu ainda não peguei nenhum bug nele (não sei se foi sorte, desatenção ou utilização sempre dos mesmos recursos), então vou adicionar na minha listinha de ignorados também... funcionando, é o que importa, nesse caso

Rodapé do site