Você não está autenticado.

Anúncio

Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via paypal.

Para mais informações: contato at archlinux-br.org.

#1 15/02/2008 08:39:10

rafaelcdb
Membro
De: Caxias do Sul - RS
Website

[Resolvido] Tela preta no ctrl+alt+f1

Olá!

Pessoal eu jah procurei mas nao encontrei uma solução, acho que isso aconteceu depois de uma das atualizações do nvidia pois quando eu instalei o arch ah um bom tempo atrás eu conseguia ir pro tty numa boa e agora nada, consegui fazer o hibernate funcionar mas dai fica essa tela preta, nao sei se foi os script de hibernate que fizeram isso mas eh muito mais provável que tenha sido uma das atualizações recentes da nvidia, alguem teria uma solução para isso?

Obrigado

Última edição por rafaelcdb (19/06/2008 13:01:13)

Rafael Campos de Bastiani
Rafael C. de B. - Blog

#2 15/02/2008 10:31:17

melofabiano
Membro
De: Araguari

Re: [Resolvido] Tela preta no ctrl+alt+f1

Bom... Só por via das dúvidas, tenta desabilitar o hibernate, e se nada acontecer é por causa dos drivers da nVidia. Quanto a estes, tenta fazer a instalação manual, fazendo o download do site da nVidia.! smile

archlinuxoi8.png

#3 29/02/2008 11:14:41

rafaelcdb
Membro
Website

To a dias jah tentando resolver isso mas to vendo que vou ter que reinstalar o sistema, jah tirei um pacote q eu tinha instalado, o suspend2, e os drivers da nvidia sao os mesmos do site entao nao vejo necessidade de reinstalar, pelo oque andei lendo e pra variar soh encontrei soluções para Ubuntu, o pessoal tem tido problemas com o vga=xxx no boot mas esse tb nao eh meu problema, tem tb um tal de framebuffer mas as alterações q eles fazem eu nao achei como fazer no arch. E nao queria reinstalar tudo de novo sad

Rafael C. de B. - Blog

#4 06/03/2008 09:15:40

rafaelcdb
Membro
Website

Bom no final das contas eu estou reinstalando o sistema, antes de instalar o gnome eu instalei o xorg, nvidia e configurei tudo certinho, ai digito startx ele inicia o x com o xterm mas quando vou sair dele adivinhem? tela preta, existe um console por trás dessa tela preta, eu sei porque eu executo ctrl+alt+del e o notebook reinicia numa boa, e agora? o unico drive q nao deu esse problema eh o vesa, sera q seria uma boa talvez tentar usar o driver nv? o driver aberto para nvidia, ou alguem tem alguma ideia?

Rafael C. de B. - Blog

#5 15/03/2008 15:01:35

dlfollmann
Membro
Website

A princípio você resolve o problema usando vga=773 na linha do kernel no boot. Acabo de ver que aqui também está assim depois da instalação do driver da nvidia (tenho a impressão que isso só ocorre com telas wide).

Vou editar meu menu.lst , sugiro que tente o mesmo.

BRunner [at] archlinux.com.br

#6 17/03/2008 12:31:37

sparta
Membro

dá um hwd ai, vê o drive que é pra você instalar direito, sobre ctrl+alt+f1
vai lá no etc, nao lembro mais qual o arquivo,no de inicialização, lá tem uma parte de contiguração dos "terminais"
Ex.:

tty1
#tty2
#tty3

vê se estão comentador lá

acho que é o rc.conf

flw.

#7 18/03/2008 00:04:31

rafaelcdb
Membro
Website

Eu reinstalei tudo, teve uma atualização do driver da nvidia e do xorg mas nao resolveu, isso afeta o suspender e o hibernar pois nem sempre a tela volta ao normal, mesmo indo e voltando pro ctrl+alt+f1 e ctrl+alt+f7, as vezes a tela fica toda travada fazendo isso. Quando ao vga eu jah deixei sem, jah deixei como aviam dito no forum oficial do archlinux mas tb nao adiantou.

Rafael C. de B. - Blog

#8 18/03/2008 13:33:10

sparta
Membro

tenta usar um drive da Nvidia genérico ou procura lá no site da nvidia ou no site do xorg , deve ter o driver sim, só é questão de acertar algo.

#9 31/03/2008 16:27:45

rafaelcdb
Membro
Website

Utilizei o uvesafb[1] mas nao tive sucesso, acho que tem q compilar o klibc mas nao sei como faz isso, tenho ele instalado mas no wiki fiquei perdido, acho que se o uvesafb e v86b funcionar meu problema tah resolvido.
OBS: uso gdm + gnome, notebook 1280x800

[1] http://wiki.archlinux.org/index.php/Uvesafb

Rafael C. de B. - Blog

#10 18/04/2008 01:15:48

dlfollmann
Membro
Website

rafaelcdb, isso é problema conhecido do driver proprietário da nvidia.

Enfrento o mesmo problema aqui.

Também configurei o uvesafb, e ele está funcionando, mas quando uso o driver nvidia persiste a tela preta. Se usar o nv, funciona beleza.

O problema se manifesta só em algumas gpu's nvidia, e não só no arch. Outras distros - suse e ubuntu , por exemplo - também encaram.

Estou aqui de dedos cruzados, torcendo para que o driver novo lançado essa semana pela nvidia, ou o kernel novo (2.6.25) resolvam isso. Até lá, o jeito é ficar 'no escuro' no console.

#11 13/05/2008 20:27:17

tiagoalam
Membro
De: Pelotas - RS - Brasil
Website

novo driver da nivida , novo kernel 2.6.25 , e nada do problema ser resolvido...

#12 08/06/2008 22:42:57

tiagoalam
Membro
De: Pelotas - RS - Brasil
Website

Só pra constar , após a ultima atualização do driver da nvidia , o problema está completamente resolvido , funcionando 100% por aqui

#13 18/06/2008 23:23:19

dlfollmann
Membro
Website

idem aqui, mas estou usando uma combinação com uvesafb, que já instalei há algum tempo justamente pra tentar resolver esse problema.

Detalhe: estou usando o driver do testing, se não me engano (acho que é 173.algumacoisa)

Última edição por dlfollmann (18/06/2008 23:23:57)

#14 19/06/2008 13:04:11

rafaelcdb
Membro
Website

Nas ultimas atualizações o problema foi resolvido, versão do driver da nvidia usado 173.14.05, tb to usando o uvesafb, oq acontece agora eh q a resolução fico na padrão, mas nao vou aumentar porque nao lembro e porque tenho medo q volte a dar o problema hueheueue, me refiro a resolução do terminal nao do X.

Rafael C. de B. - Blog

Rodapé do site