Você não está autenticado.

Anúncio

Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via paypal.

Para mais informações: contato at archlinux-br.org.

#1 01/07/2008 16:43:05

kernel_script
Membro
Website

Existe algum Arch Linux com o wvdial instalado por padrão? [Resolvido]

Olá, existe algum Arch Linux já com o wvdial instalado? Pois não estou conseguindo compilar o wvdial, tenho o Arch Linux 2008.04, mas só tenho um meio de conectar a internet (vivo Zap™), e só consigo conectar ela no GNU/Linux com KPPP ou wvdial, e eu prefiro o wvdial, e eu não tenho Ambiente Gráfico para instalar e testar com KPPP.

Última edição por kernel_script (05/07/2008 11:48:30)

Meu Blog sobre GNU/Linux e Tecnologia  |  Meu Profile de arte no deviantART

"In a world without doors and fences, who needs windows and gates?" | Arch Linux | Ubuntu

#2 01/07/2008 18:38:09

leoarcher
Admin
De: Arapiraca - AL
Website

Re: Existe algum Arch Linux com o wvdial instalado por padrão? [Resolvido]

kernel_script escreveu:

Olá, existe algum Arch Linux já com o wvdial instalado? Pois não estou conseguindo compilar o wvdial, tenho o Arch Linux 2007.08-2 Don't Panic, mas só tenho um meio de conectar a internet (vivo Zap™), e só consigo conectar ela no GNU/Linux com KPPP ou wvdial, e eu prefiro o wvdial, e eu não tenho Ambiente Gráfico para instalar e testar com KPPP.

Amigo, recomendo baixar a nova ISO: http://www.archlinux-br.org/download/

E ler um artigo sobre esse assunto no Blog da Kessia: http://even.archlinux-br.org/blog/?s=vivo

Creio que isso possa te ajudar.

Se copiarem, forneçam a fonte de origem. Se alguma resposta te ajudou a solucionar o problema, por favor edite o título do tópico e adicione "[Resolvido]" a ele (sem as aspas). Obrigado!

asa_tempo.jpg

#3 01/07/2008 23:40:27

kernel_script
Membro
Website

Obrigado por responder e pela atenção leoarcher, mas eu já sei configurar e conectar minha Internet no GNU/Linux tranquilo. Eu prefiro utilizar o wvdial por ser simples e rápido de configurar, e costuma vir por padrão nas distros GNU/Linux, porém, em SOs/distros como o Debian e o Arch Linux que tenho, ele não vem por padrão. Devido aos erros de compilação não consegui instala-lo no Arch, mas eu quero muito utilizar o Arch, parece ser a distro perfeia pra mim.

O novo Arch Linux que você passou o Link já vem com o wvdial?

Caso você não saiba, tem como você dar um locate wvdial pra ver se acha alguma coisa no seu Arch e me dizer? E dizer qual a versão do seu Arch para eu baixar a mesma versão fazendo favor? (Caso o wvdial já venha por padrão no seu Arch)

Última edição por kernel_script (01/07/2008 23:58:22)

"In a world without doors and fences, who needs windows and gates?" | Arch Linux | Ubuntu

#4 02/07/2008 09:07:23

shadow_dancer
Membro

pacman -S wvdial
man pacman
www.archlinux.org

#5 02/07/2008 15:01:45

Schaffer
Membro

Ou se não tiver conexão, você pode baixar o pacote acessando manualmente os repositórios do Arch em outra máquina e depois na sua instalação do Arch você instala com:
pacman -U pacote

#6 02/07/2008 16:43:08

kernel_script
Membro
Website

Schaffer escreveu:

Ou se não tiver conexão, você pode baixar o pacote acessando manualmente os repositórios do Arch em outra máquina e depois na sua instalação do Arch você instala com:
pacman -U pacote

Muito obrigado Schaffer! Eu pedi ajuda a um colega de outro fórum que já utilizava Arch, e ele me passou esta dica que você passou acima, era isso mesmo que eu precisava, deu tudo certo aqui, conectou beleza, depois vou configurar o resto do sistema, que é a parte mais fácil smile
Muito obrigado pela atenção, ajuda e boa vontade.

Eu posso criar um tutorial aqui neste fórum de como conectar o vivo Zap™ no Arch Linux? Ou seria contra a filosofia do Arch Linux ajudar iniciantes? Pois não quero desrespeitar a filosofia do Arch. (Eu ainda sou iniciante nesta distro, mas uso GNU/Linux a mais de dois anos)

Última edição por kernel_script (02/07/2008 17:12:08)

#7 02/07/2008 17:16:04

phillipe
Moderador
De: Novo Gama - GO
Website

kernel_script escreveu:

Eu posso criar um tutorial aqui neste fórum de como conectar o vivo Zap™ no Arch Linux? Ou seria contra a filosofia do Arch Linux ajudar iniciantes? Eu ainda sou iniciante nesta distro (Mas uso GNU/Linux a mais de dois anos), pois não quero desrespeitar a filosofia do Arch.

Aê meu velho, atê onde sei não tem problema nenhum vc criar esse tuto aqui no fórum do Arch!!!

Mesmo adotando a filosofia "KISS", não quer dizer que vc não possa implementar o sistema da maneira que desejar e além de tudo repassar isso!!!

Manda bala!!! quando vc for criar só coloca no título do seu tópico algo como [DICA]..... ou [TUTORIAL]..... BLZ!!!

Última edição por phillipe (02/07/2008 17:17:03)

"NÃO HÁ NADA COMO A LIBERDADE." (Nelson Mandela)

#8 02/07/2008 17:20:55

leoarcher
Admin
Website

O novo Arch Linux que você passou o Link já vem com o wvdial?

Se o wvdial, for aplicativo de interface gráfica... Resposta: Não vem!
Motivo: Arch te dá só o sistema básico funcional, estou falando SISTEMA e não interface. Como alguns gostam de confundir interface gráfica com sistema operacional!

Todo e qualquer pacote você precisa instalar usando o pacman, caso não tenha conexão entre no site: http://archlinux.org lá tem um link pra buscar e mostrar as informações dos pacotes, olhe e baixe os pacotes necessários.

E respondendo... a ISO nunca muda, o que muda são as versões dos pacotes, se o pacote não existiu nas versões anteriores logo não existirá hoje, A NÃO SER QUE, seja necessário e adicionem a séria de pacotes SUPPORT.

Se copiarem, forneçam a fonte de origem. Se alguma resposta te ajudou a solucionar o problema, por favor edite o título do tópico e adicione "[Resolvido]" a ele (sem as aspas). Obrigado!

asa_tempo.jpg

#9 02/07/2008 17:41:30

Schaffer
Membro

kernel_script escreveu:
Schaffer escreveu:

pacman -U pacote

Muito obrigado Schaffer! Eu pedi ajuda a um colega de outro fórum que já utilizava Arch, e ele me passou esta dica que você passou acima, era isso mesmo que eu precisava, deu tudo certo aqui, conectou beleza, depois vou configurar o resto do sistema, que é a parte mais fácil smile
Muito obrigado pela atenção, ajuda e boa vontade.

Eu posso criar um tutorial aqui neste fórum de como conectar o vivo Zap™ no Arch Linux? Ou seria contra a filosofia do Arch Linux ajudar iniciantes? Pois não quero desrespeitar a filosofia do Arch. (Eu ainda sou iniciante nesta distro, mas uso GNU/Linux a mais de dois anos)

Ajudar iniciantes não é contra a a filosofia do Arch! A filosofia é KISS, Keep it Simple. Ou seja, nunca um desenvolvedor irá, por exemplo, criar uma interface visual para o pacman, isso é totalmente anti-KISS. Mas qualquer um é livre para fazê-lo, e inclusive já existem frontends para o pacman. Mas com relação a tutoriais, qualquer um é e sempre será muito bem-vindo. Documentação é sempre bom!

Última edição por Schaffer (02/07/2008 21:21:33)

#10 02/07/2008 17:50:04

kernel_script
Membro
Website

Valeu phillipe, acho que saquei: O negócio é não dar de "mão beijada" é isso? Hehehe, sabia que essa distro era Hardcore =P

Tranquilo... vou passar só o método então, sem explicar nada "de mão" beijada, já que isso é mal visto pelo fórum/Arch Linux. O que acho uma pena sad

--

leoarcher, não sou noob... não esquenta... eu sei o que é sistema operacional... (Leia os meus posts acima...) sei o que é interface gráfica... sei o que é sistema... eu já tinha instalado o Arch e sei que ele vem sem o X...
Acredito que você não sabe, então aqui vai: O wvdial é um programa para efetuar conexão com a Internet em modo texto, de forma simples e rápida.
Eu já resolvi. Eu prefiro modo texto (wvdial) do que as interfaces gráficas. Porém não sou "masoquista", e um OpenBox me cae bem 8)

Eu ia criar um tutorial passo-a-passo, mas já que a filosofia do Arch é "Harduser" hehehe, vou criar um tuto básico, só passando os métodos, sem dar tudo "de mão beijada". Pode ser?

--

Obrigado por responder com cordialidade Schaffer. Saquei, vou criar o tutorial "Keep It Simple" então.
E pode deixar, o tutorial que vou criar usa somente modo texto, porém, vou deixar claro que existe GUIs para quem gosta de utiliza-las para este programa. Beleza?

Última edição por kernel_script (02/07/2008 18:35:22)

#11 02/07/2008 19:37:46

Corleone
Membro
De: Minas Gerais

Não há nada de errado em se criar um tutorial passo-a-passo. Pelo contrário, se estiver disposto é uma boa!

A filosofia da distribuição, a qual o Schaffer se referiu, é que os desenvolvedores do Archlinux não farão por facilitar (aqui quero dizer que não adotam a filosofia do Ubuntu, mas a do 'faça você mesmo), mas se algum usuário quiser fazer, é livre para isso.

Pelo menos é o que eu entendo.

#12 02/07/2008 20:14:18

thotypous
Membro

A filosofia do Arch é "não perder tempo criando soluções automatizadas complicadas que nem sempre dão certo". Ou seja, toda solução automatizada vai ser algo o mais simples e transparente (no sentido de que você vê facilmente o que ela está fazendo por trás) possível para evitar problemas e para não tirar flexibilidade do usuário. Basicamente é isso que significa o Keep It Simple, Stupid!

Ou seja, a filosofia do Arch não é "deixar a distro difícil", mas sim "deixar a distro simples ".

Como nosso objetivo não é "ter um sistema difícil", qualquer tutorial é muito bem-vindo!

Uma dica que dou é que além de publicar no Forum, você publique também na nossa Wiki, que está um pouco parada.

Seja bem-vindo à comunidade Arch e muito obrigado pelo seu desejo de colaborar conosco!

#13 02/07/2008 21:32:26

leoarcher
Admin
Website

leoarcher, não sou noob... não esquenta... eu sei o que é sistema operacional... (Leia os meus posts acima...) sei o que é interface gráfica... sei o que é sistema... eu já tinha instalado o Arch e sei que ele vem sem o X...
Acredito que você não sabe, então aqui vai: O wvdial é um programa para efetuar conexão com a Internet em modo texto, de forma simples e rápida.

Não postei aquilo para te chamar de noob. big_smile
Postei porque existem pessoas e pessoas, que acessam o fórum, é bom sempre deixar claro...

Valeu por esclarecer sobre o wvdial, assim posso indicar quando alguém precisar!

Como nosso objetivo não é "ter um sistema difícil", qualquer tutorial é muito bem-vindo!
Uma dica que dou é que além de publicar no Forum, você publique também na nossa Wiki, que está um pouco parada.

Não só no wiki e fórum, como também no seu blog. Ahh, lembrando que quem tiver blog, avisa no Buteco, manda email pra galera do Arch Linux Brasil, ou manda mensagens em private, para hdoria e leoarcher, assim podemos adicionar mais Archers ao "nosso planeta"! big_smile

asa_tempo.jpg

#14 02/07/2008 22:49:14

heldersr
Membro

O leoarcher disse uma grande verdade "Como alguns gostam de confundir interface gráfica com sistema operacional!", e quando não confundem acabam se apegando muito com as GUI's (que por sinal escondem muitas outras opções que um comando por exemplo possa oferecer)

#15 03/07/2008 00:08:48

corvolino
Admin
De: Bahia
Website

jajaja

corvolino ~  archlinux i686

* http://corvolinopunk.wordpress.com  / @corvolinopunk

#16 03/07/2008 03:21:02

kernel_script
Membro
Website

Valeu galera pelas explicações!
Obrigado thotypous pelas boas vindas!

leoarcher, esqueci de mencionar, o wvdial é para efetual conexões discadas, não necessariamente Internet Discada, que não é o meu caso, porém minha Internet conecta através de um processo de discagem. Aqui vai um pedaço do MAN do wvdial:

NAME
       wvdial - PPP dialer with built-in intelligence.

SYNOPSIS
       wvdial [ OPTIONS ] [ SECTION ] ...

DESCRIPTION
       wvdial  is an intelligent PPP dialer, which means that it dials a modem
       and starts PPP in order to connect to the Internet.   It  is  something
       like  the  chat(8) program, except that it uses heuristics to guess how
       to dial and log into your server rather than forcing  you  to  write  a
       login script.

Eu posso colocar o tuto na Wiki também, tranquilo, e eu costumo colocar no meu Blog também, quem tiver interesse, ta ai na minha assinatura, depois vou explorar o restante do fórum pra interagir com a galera, mas no momento estou focado em configurar meu Arch big_smile
Depois que eu acertar tudo ai sim posso criar um tutorial mais maduro smile

Eu também partilho do pensamento de que é importante conhecer um programa em CLI, não somente a GUI, e ler a MAN PAGE dele é fundamental para conhecer suas vantagens e opera-lo com mais liberdade.

Tô curtindo o Arch pacas, posso personalizar tudo na hora de instalar! Muito bom isso, e o pacman é um Gênio da Lâmpada com pedidos ilimitados hehehe

Última edição por kernel_script (03/07/2008 03:30:26)

#17 03/07/2008 09:06:19

leoarcher
Admin
Website

Tô curtindo o Arch pacas, posso personalizar tudo na hora de instalar! Muito bom isso, e o pacman é um Gênio da Lâmpada com pedidos ilimitados hehehe

Tem algumas coisas do pacman aqui no fórum, dá uma olhada por aqui.

asa_tempo.jpg

#18 03/07/2008 13:45:49

kernel_script
Membro
Website

leoarcher escreveu:

Tem algumas coisas do pacman aqui no fórum, dá uma olhada por aqui.

Unrun, eu vi e até já dei uma olhada e um MAN sempre ajuda hehehe, obrigado pela dica. Eu estava elogiando com a frase acima, é uma ferramente muito prática smile

Editado
Eu estou tendo uns problemas com a net, vou ver se resolvo aqui no fórum, do contrário não posso criar o tutorial pois ainda não considero seguro utilizar a minha Internet do Arch devido ao fato de ter que conectar e desconectar constantemente, entre outros detalhes. Vou ver se descubro como carregar o módulo do Modem automaticamente.

Editado II
Resolvido! Graças a ajuda do colega thotypous!

Depois que eu configurar o meu Arch eu posto o tuto smile

Última edição por kernel_script (05/07/2008 11:46:54)

Rodapé do site