Você não está autenticado.

Anúncio

Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via paypal.

Para mais informações: contato at archlinux-br.org.

#1 30/06/2008 17:52:06

leoarcher
Admin
De: Arapiraca - AL
Website

Amo Arch, mas quero testar novas distros...

Como no título do tópico, Amo Arch, mas quero testar novas distros, venho aqui perguntar:

Quais distros vocês comendariam e porque? Vale também para *BSD e outros sistemas operacionais! big_smile

Se possível distros que tenham suporte no VirtualBox.

Edite...

Já testei:

Debian
Ubuntu
Kurumin

Já usei:

Slackware
Gentoo

Dei uma olhada em (vou testar mais):

Crux
OpenBSD
FreeBSD
NetBSD

Agora, quero adotar um *BSD, e testar outras distros... big_smile

Última edição por leoarcher (30/06/2008 20:09:07)

Se copiarem, forneçam a fonte de origem. Se alguma resposta te ajudou a solucionar o problema, por favor edite o título do tópico e adicione "[Resolvido]" a ele (sem as aspas). Obrigado!

#2 30/06/2008 18:19:28

heldersr
Membro

Re: Amo Arch, mas quero testar novas distros...

Nos 8 anos que utilizo linux, nunca fui fã de ficar testando distro, então as que eu usei e recomendo são o Slackware (por ser simples, você tem um ótimo controle do que é instalado, configurações manuais etc e tal) e o Debian (ótimo gerenciador de pacotes, grande base de pacotes, estabilidade, segurança etc e tal).

Já não era de testar distro (só Slackware/Debian), agora que conheci o Arch (1 ano praticamente usando) , que não testarei mesmo smile

vamos ver o que o pessoal recomenda smile

t+

Última edição por heldersr (01/07/2008 09:36:58)

#3 30/06/2008 18:28:15

Lyceuhns
Membro

Sabe, tava curioso pra testar o trabalho do pessoal do BrDesktop, gosto do Debian, mas seu ciclo de desenvolvimento não me agrada.

Dos BSD só fui no FreeBSD e com certeza vale a pena provar.

Se é pra testar, pode testar o Hurd também e ver no que dá, sou curioso, mas não tenho coragem de mexer nele. XD

No mais recomendaria o Arch, mas você já usa então acho que não tá valendo. sad

#4 30/06/2008 20:18:17

biohazard
Membro
De: Sao Paulo

Eu usei um tempo é bem legal

http://www.pcbsd.org/

Arch Linux Overlord
Kernel 2.6.31-ARCH

#5 30/06/2008 20:22:16

leoarcher
Admin
De: Arapiraca - AL
Website

Estou com GoboLinux na VirtualBox, e estou baixando CentOS e Crux (novamente). E estou instalando o NetBSD... Vou dar uma lida sobre o pcbsd.

Se copiarem, forneçam a fonte de origem. Se alguma resposta te ajudou a solucionar o problema, por favor edite o título do tópico e adicione "[Resolvido]" a ele (sem as aspas). Obrigado!

#6 30/06/2008 20:38:16

phillipe
Moderador
De: Novo Gama - GO
Website

Cara também sou testador!!!!

Já testei diversas distros!!!

Entre elas, eu recomendo e aprovo 100% a distro Frugalware!!!

Ela utiliza um gerenciador de pacotes que antes era igualzinho ao Arch (pacman) com os mesmo parâmetros inclusive... Mas hoje em dia está utilizando o pacman-g2, não mudou muita coisa! Ele também possui um gerenciador gráfico para o manuseio dos pacotes, o Gfpm, e seus pacotes têm a extensão *.fpm.

É uma excelente distro!!! Pode ter certeza!!!

Frugalware Linux - Let's make things Frugal!

Mas recomendaria também, Slackware, Crux, PCBSD, Draco Linux(Uma distro baseada no Slackware mas que utiliza o gerenciador de pacotes do netbsd, ou seja, utiliza o PkgSrc)....

"NÃO HÁ NADA COMO A LIBERDADE." (Nelson Mandela)

#7 30/06/2008 22:42:40

thotypous
Membro

Das distros Linux, a que eu acho mais interessante tirando o Arch é o Draco Linux, mas ele ainda está meio verde, e o fato de ficar preso a um branch stable do pkgsrc incomoda (parece que você está usando Debian).

Estou tentando trazer todas as vantagens presentes no pkgsrc para o Arch por meio do pkgbuildtools que estou desenvolvendo (na verdade está parado até semana que vem o desenvolvimento - torçam para eu ir bem em Mecânica Clássica II na faculdade).

O GoboLinux também seria bastante interessante, devido a seu sistema de pacotes, mas infelizmente ele é muito voltado ao KDE, e não tem uma flexibilidade muito grande.

Outros sistemas? BSD sem dúvidas. Principalmente para servidores, não há o que falar, imbatíveis. Meu BSD do coração é o NetBSD, mas o OpenBSD e o FreeBSD também são excelentes.

Tem também o DragonflyBSD que é um fork do FreeBSD que faz pesquisa pesada em paralelização e preempção, e provavelmente no futuro o veremos como a melhor alternativa para clusters e talvez até uma boa alternativa para sistemas de tempo real (devido ao investimento em preempção).

Ainda outros sistemas? O Haiku é extremamente promissor! Provavelmente substituirá muitos desktops Linux daqui alguns anos!

#8 30/06/2008 23:44:00

hdoria
Membro
Website

Vai de foresight linux:

http://www.foresightlinux.org/

http://hdoria.archlinux-br.org

Se minha resposta o ajudou a solucionar seu problema, por favor, adicione "[resolvido]" ao título do tópico. Isso ajudará e facilitará a vida das outras pessoas. :-)

#9 01/07/2008 02:10:03

corvolino
Admin
De: Bahia
Website

Ja testei: Kurumin, Ubuntu, Kubuntu, Nubuntu, DSL, Dizinha, Kalango, Slackware, Mandriva, Debian.

Ja usei; Slackware, Ubuntu, Kurumin, Kubuntu.

agora to usando archlinux \o/

Última edição por corvolino (01/07/2008 15:37:59)

corvolino ~  archlinux i686

* http://corvolinopunk.wordpress.com  / @corvolinopunk

#10 01/07/2008 12:21:47

FelipeFerreira
Membro
De: Paranavaí-PR

Eu tamb jah testei bastente,

Suse
Kubuntu - Ubuntu
Kurumin
Debian
Mandriva
CentOS
Slackware
gentoo - mas nao dei conta de continuar
FreeBSD

e

Archlinux otima distro, seis conhese? ele ate vem com o come-come incluido big_smile seriao big_smile

Sistema: ArchLinux i686  + Latest Kernel + Repository Testing Active + Ambiente Gráfico Gnome 3
Hardware: Placa-mãe P5P41C  +  Processador Intel® Core™2 Quad CPU Q8200 @ 2.33GHz × 4 +  Geforce GT210  +  2Gb DDR3 + Monitor LED 24" LG 1080p E2-240S

#11 05/07/2008 12:04:38

cecampos
Membro
De: Itajai/SC
Website

Ja usei: slackware (4 anos), freebsd (3 anos), debian (2 anos) e arch (1 ano) exatamente nessa sequencia. Nao costumo perder tempo com coisas que nao vou usar ou nao me agradam, mas nesses 10 anos alem dos citados acima testei (e algumas vezes fui obrigado a trabalhar) varios sistemas; aix, hpux, openbsd, netbsd, desktopbsd, pcbsd, ubuntu, gentoo, rh, suse

Carlos Eduardo Campos Silva
cecampos @ irc.freenode.net
#archlinux-br
http://carloscampos.org

#12 10/07/2008 11:49:59

Clecio
Membro
De: Goiânia
Website

Já utilizei tb várias outras distro agora ... o arch é o definitivo big_smile

#13 15/07/2008 16:26:47

tonhoo
Tonho da Lua

FreeBSD
Offers advanced networking, performance, security and compatibility features today which are still missing in other operating systems, even some of the best commercial ones.
Não sou o maior fã do freebsd, porém devo reconhecer que é um sistema operacional muito bom, o ports dele é meio "decentralizado" assim tem um repostirio bem extenso de programas, o que é bom quando se usa um desktop e quer testar novos programas.

OpenBSD
Our efforts emphasize portability, standardization, correctness, proactive security and integrated cryptography.
A segurança ao meu ver é o ponto mais marcante no OpenBSD.

NetBSD
is a free, secure, and highly portable Unix-like Open Source operating system available for many platforms, from large-scale server systems to powerful desktop systems to handheld and embedded devices. Its clean design and advanced features make it excellent in both production and research environments, and the source code is freely available under a business-friendly license.
É meu BSD predileto, o queridinho do papai, embora as facilidade em compilar seu kernel, entender sua estrutura de arquivos, ele peca por não ter pacotes atualizados e uma vasta gama de pacotes, mas as coisas andam mudando, o pkgsrc.se tem pacote pra quase tudo, ainda tem um tutorial de como criar pacotes para o NetBSD. Como estou caracterizando(eu não deveria fazer isso) cada SO BSD, o NetBSD é famoso pela sua portatibilidade, (Já rodou até em torradeira)

Como qualquer SO BSD e discussões sobre qual o melhor, o importante é citar o propósito.
Dê uma lida nos programas oferecidos por cada BSD, sobre a filosofia, como é a comunidade e o MANUAL é claro. Isso vai te ajudar a ter uma visão de qual SO melhor encaixa no seu perfil

[email protected] #ArchLinux-BR

#14 24/07/2008 16:00:41

rssolivei
Membro
De: São Paulo

teste o fedora, gosto dele também.

#15 31/07/2008 14:54:59

dezao
Membro
De: Curitiba
Website

Falae!

Já testei várias distribuições, muitas mesmo até que ano passado consegui me acertar com o Arch e aqui estou feliz e contente com ele.

Dentre as que testei e utilizei as que mais gostei foi Debian, Slackware e agora o Arch!

Falar bem a verdade, depois que comecei a utilizar o Arch Linux não tenho vontade de testar mais distro nenhuma tongue

Abraços!

archuserbar2jz6.png

#16 31/07/2008 17:44:17

robmurray
Membro
De: Curitiba - Pr

Estou feliz com o Arch...mas eu ainda vou testar o Solaris e o FreeBSD....so preciso de maquina e coragem hehee...

#17 31/07/2008 18:54:21

thotypous
Membro

robmurray escreveu:

Estou feliz com o Arch...mas eu ainda vou testar o Solaris e o FreeBSD....so preciso de maquina e coragem hehee...

FreeBSD é ótimo e tem um excelente sistema de pacotes. Solaris também é muito bom, mas não tem um bom sistema de pacotes nativo - entretanto dá pra usar o pkgsrc do NetBSD nele.

#18 19/08/2008 21:11:48

gibba
Membro

Arch instalei rescentemente e estou satisfeito mas já percorri um longo caminho até aqui.

Tenho um note compaq presario 1246 (k6 II 160mb ram, hd 30gb) e rodando o vector linux light, perfeito

Um velhinho pentium 100 da Acer com 32 ram, hd 1 gb rodando o Deli Linux, muito bom

Duron 1800+ 512ram hd 80 com o Arch...voando

Já rodei no Duron o Big Linux, Kurumin, Resolinux, Kalango, Famelix e Ubuntu.

Pretento testar o Litrix e o Gentoo nos próximos dias

Abraço a todos

#19 20/08/2008 23:30:50

Brunonormandia
Membro

Já usei por um bom tempo:
Debian (recomendo!)
Slackware (recomendo!)
Kurumin (recomendo!)
Ubuntu (recomendo a versão 7.10...não gostei da 8.04)

Já testei:
OpenSuse
Fedora
Mandriva

E agora estou usando o Arch Linux (tem +/- 3 semanas) e só pretendo testar ainda o Debian lenny para decidir qual vou ficar de vez! wink

Abraço!

Última edição por Brunonormandia (20/08/2008 23:32:13)

Rodapé do site