Você não está autenticado.
Devido a quantidade de spam e a ineficácia de integração do Google Captcha com o fluxbb, o registro de novos usuários foi desativado. Caso queira se registrar, por favor, entrar contato pelo e-mail: forum at archlinux-br.org
Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via paypal. Para mais informações: contato at archlinux-br.org.
Olá a todos. Recentemente constatei a falta do xorg.conf no /etc/X11. Estou udando o Arch64. Tudo resolvido com a instalação do driver nvidia. Mas a ausência do xorg.conf, segundo o artigo abaixo, pode não impedir o X de subir.
Coloco o link abaixo contendo artigo que achei interessante sobre a evolução do Linux e o xorg.conf e pergunto, qual a tendência no Arch?
Não precisamos, mais precisamos!
Em meu caso, principalmente no trampo, por causa de um VGA Onboard ViaUnichrome, além de instalar o módulo openchrome, só consegui subir o X, após criar o xorg.conf e entrar com umas configurações manuais.
Pra drivers "vesa", e se não me engano, "nv", e até "nvidia", não está precisando mesmo não!... mais pelo simples legado, eu ainda o mantenho, pois, não tem me incomodado em nada no meu micro de casa!
Mais já que foi tocado no assunto, vou fazer uns testes sem ele
O Arch já vem com essa versão nova do X com hotplug de dispositivos e HAL integrado há cerca de uns 2 meses.
Acho muito legal isso de a pessoa poder deixar o sistema sem o xorg.conf e o X detectar as coisas, e poder colocar o xorg.conf se der algum problema ou se quiser fazer algo à moda antiga.
O Arch já vem com essa versão nova do X com hotplug de dispositivos e HAL integrado há cerca de uns 2 meses.
Acho muito legal isso de a pessoa poder deixar o sistema sem o xorg.conf e o X detectar as coisas, e poder colocar o xorg.conf se der algum problema ou se quiser fazer algo à moda antiga.
Tem bem mais tempo... Desde a ultima atualização de versão do xorg.
Se copiarem, forneçam a fonte de origem. Se alguma resposta te ajudou a solucionar o problema, por favor edite o título do tópico e adicione "[Resolvido]" a ele (sem as aspas). Obrigado!
Bom... por uma simples desvantagem de monitor de 15", sem o xorg.conf, ele carrega a 1280x1024 e não puxou a resolução nativa de meu monitor (1024x768), não mostrando a imagem. Mais funciona muito bem (com um de 17", por exemplo), em monitores com resoluções maiores!
Bom... por uma simples desvantagem de monitor de 15", sem o xorg.conf, ele carrega a 1280x1024 e não puxou a resolução nativa de meu monitor (1024x768), não mostrando a imagem. Mais funciona muito bem (com um de 17", por exemplo), em monitores com resoluções maiores!
Pois aqui me ocorreu o contrário. Não tenho o xorg.conf, e estava tudo bem quando simplesmente iniciei o X e a resolução estava alterada para 800x600. Dei o comando xrandr, e retornou que a maior resolução disponível era 800x600, sendo que anteriormente estava rodando 1024x768 normalmente. Ainda não consegui resolver.
Edit: Resolvi de forma simples, que tem a ver com o tópico. Pra começar, reinstalei os drivers de vídeo, e em seguida criei um xorg bem básico, que comanda somente a resolução do vídeo, já que do resto o hal tá cuidando muito bem.
Creio que em breve o xorg deixe de ser necessário, e seja cada vez menos importante, mas a possibilidade de utilizá-lo ainda vai continuar por um tempo.
Última edição por Danilo Vilas Boas (24/05/2009 12:40:56)
Archeando...