Você não está autenticado.

Anúncio

Devido a quantidade de spam e a ineficácia de integração do Google Captcha com o fluxbb, o registro de novos usuários foi desativado.
Caso queira se registrar, por favor, entrar contato pelo e-mail: forum at archlinux-br.org

Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via paypal.
Para mais informações: contato at archlinux-br.org.

#1 09/07/2012 21:56:58

alexandre
Membro
De: Brasília

Escritório

O que você em seu escritório, faculdade ou escola usa para elaborar documentos, textos, planilhas, se organizar, planejar, estudar, e afins?

Texto
LibreOffice - Suíte de aplicativos livre para escritório. Possui editor de Texto (Writer), editor de apresentação (Impress), editor de desenho (Draw), editor de fórmulas (Math), planilha eletrônica (Calc) e banco de dados (Base);
CoGrOO  - Acredito que todos conhecem a suíte LibreOffice, mas, percebo que nem todos conhecem o CoGroo. O CoGrOO é um corretor gramatical acoplável ao LibreOffice. O LibreOffice vem com um corretor ortográfico. Um corretor gramatical detecta erros nas relações entre as palavras, por exemplo, na sentença "Os menino estudam demais.", o corretor gramatical detecta o erro na concordância entre o artigo "os" e o substantivo "menino". E também sugere uma medida corretiva, como a substituição da palavra "menino" pela mesma palavra flexionada no plural, que é "meninos". A meu ver, esse complemento deixa o LivreOffice a frente de todas as outras suítes de escritório, principalmente no diz respeito editores de texto, open source/gratuitos.
Abiword - Processador de texto. Abre ODF, DOC, DOCX... Super leve, alternativa ao LibreOffice Write. http://www.abisource.com/;
Stardict - Dicionário (usando os dicionários Houaiss, Aurélio, Michaelis: https://forum.archlinux-br.org/viewtopic.php?id=3386). Mais um dicionário em português: http://www.dicionario-aberto.net/;
Calibre - Uso o Kindle. Depois do papel não existe nada melhor para ler, nada. O Calibre é o melhor programa que conheço para fazer conversões de textos de diversos formatos para o formato MOBI, que é o melhor visto no Kindle.
Leafpad - Acho que é editor de texto mais rápido, leve e simples para o X, tipo um notepad. O uso para notas rápidas;
Evince - Leitor de PDF leve;
Pdfgrep - Procurar palavras dentro de arquivo(s) PDF. Funciona como o comando grep. Ótimo para o uso em script. Fiz um script uma vez que baixava os três arquivos PDF do Diário Oficial do GDF, procurava meu nome nos três arquivos com esse programa e se achava me enviava um e-mail. Excelente programa;
Xournal - As funções que não estão expostas na descrição desse programa no site oficial me agradaram mais do que as que estão expostas. Esse programa é uma espécie de bloco de notas, que lhe permite digitar e desenhar, manter um diário (como diz no site do desenvolvedor). Mas, o que mais me agradou foi a possibilidade de ler PDF e fazer marcações no texto. É um programa super leve.
Geeknote - Cliente via linha de comando para o Evernote. O Evernote é um aplicativo multiplataforma muito eficiente para organização de notas. Script para facilitar o envio de notas. Agora uso o Google Keep ou, simplesmente, o Leafpad.
Languagetool - Um corretor gramatical acoplável ao LibreOffice. A meu ver, melhor que o CoGrOO. https://languagetool.org/#libreoffice - 09/05/20
Ocrmypdf - Converte imagens em PDF em texto editável. Fiz a conversão de um livro com mais de 500 páginas nele e no Acrobat XI, achei melhor a conversão feita pelo Ocrmypdf. Muito bom mesmo, me impressionei. - 09/05/20
Joplin - Excelente aplicativo open source multiplataforma para guardar suas notas, utiliza da linguagem de marcação markdown. Só para lidar com tabelas que não é tão prático.  - 09/05/20

Planilha eletrônica / cálculos
LibreOffice - Suíte de aplicativos livre para escritório. Possui editor de Texto (Writer), editor de apresentação (Impress), editor de desenho (Draw), editor de fórmulas (Math), planilha eletrônica (Calc) e banco de dados (Base).
Gnumeric - Planilha eletrônica. Abre XLS, XLSX, ODS... Super leve, alternativa ao LibreOffice Calc http://projects.gnome.org/gnumeric/;
Gcalctool - Calculadora;

Imagem / desenho
Inkscape - Para editoração eletrônica de imagens e documentos vetoriais;
Gimp - Para criação e edição de imagens, é a alternativo para o Photoshop no Linux;
LibreOffice - Suíte de aplicativos livre para escritório. Possui editor de Texto (Writer), editor de apresentação (Impress), editor de desenho (Draw), editor de fórmulas (Math), planilha eletrônica (Calc) e banco de dados (Base).

Mapas mentais / diagramas
Xmind - Para criação de mapas mentais. Excelente no que diz respeito a funcionalidade e usabilidade. Bem completo, mas é pesado. Feito em Java (prefiro gtk, qt..);
Freemind - Outro excelente aplicativo para criação de mapas mentais. Pesado, feito em Java e a interface não ficou legal no Linux. Também está portado para Windows e é possível abrir seus arquivos no Android usando o aplicativo Mindjet;
Dia - Para criar diagramas. Simples e leve.

Projetos / Planjemanetos
OpenProj - Talvez seja o melhor software de gestão de projetos de código aberto;
Gantt Project - Um excelente gerenciador de projetos; 
Planner - Um gerenciador de projetos simples e leve https://live.gnome.org/Planner;
Sunbird (descontinuado, mas ainda no AUR). É possível configurar o Google Calendar/Agenda. Também, com ajuda do programa davmail, é possível sincronizar a agenda de um conta em um servidor M$ Exchange.

Evolution - Cliente de email com suporte ao M$ Exchange. Não gosto desse cliente de email (para contas POP e IMAP uso o Mutt), mas até o momento se apresentou como a melhor solução apara acesso a e-mails e a agenda em servidores M$ Exchange, que no meu caso preciso muito;
Mutt - Cliente de e-mail para console. Perfeito para o Gmail;
Thunderbird - Cliente de e-mail  da Mozilla. Possui complementos bem interessantes e excelente integração com o Gmail.

HTML
Composer - Editor HTML do tipo wysiwyg, ou seja, o que você edita é o que vai aparecer. Esse editor vem junto com o projeto Seamonkey (navegador, editor html, cliente de e-mail, irc...). Não é um editor para uso profissional, mas quebra um galho. Editor para quem não tem mais paciência de mexer em código, para quem quer fazer rápido e pronto;
Bluefish - Excelente editor HTML, mas, com esse você trabalha diretamente no código;
Quanta Plus - Excelente editor HTML, mas, com esse você trabalha diretamente no código.

Multimidia
Openshot - Editor de vídeos simples. Permite cortar, juntar e aplicar alguns efeitos;
Pitivi - Editor de vídeos. Excelente editor de vídeo, achei melhor do que o Openshot, citado acima. É mais completo, tem mais recursos;
VLC Media Player - Player para assistir vídeos (até agora não tenho nenhum que não tenha conseguido ver) e, tb, escutar músicas;
Mpg123 - Player de música por linha de comando. Exemplo: mpg123 *
Ffmpeg - Conversor de vídeo. Exemplo: ffmpeg -i input.flv -c copy -copyts output.mp4

Gravação CD/DVD
Xfburn - Gravador de CD de dados, imagens (ISO)... simples, prático e fácil;
Devede - Vai dar uma aula e precisa passar um filme para um formato que qualquer DVD Player doméstico ler? Esse é o programa. Simples, prático e fácil.

Outros
Uniconvertor - Conversor de arquivos vetoriais, por exemplo, do formato CDR (Corel Draw) para o SVG (padrão que o Inkscape abre).
md5sum - Permite verificar a integridade de arquivos. Você pode está se perguntando, mas, aqui não é uma listagem de programas de escritórios? Sim! E usava o md5sum, para garantir que ninguém fizesse alterações em uma planilha  que usava e, ao termino do ano, tinha que "entregá-la". md5sum planilha.xlsm > planilha.xlsm.md5 e para conferir, com os dois arquivos no mesmo diretório, execute md5sum -c  planilha.xlsm.md5
Youtube-dl - Para baixar vídeos do Youtube e alguns outros sites do tipo. Exemplo: youtube-dl https://www.youtube.com/watch?v=oNKh7iBV6jQ

Obs.: Quase todos os softwares listados podem ser instalados através do pacman ou yaourt.

Última edição por alexandre (29/07/2020 22:11:51)

#2 11/07/2012 10:22:29

Danilo Vilas Boas
Membro
De: São João da Boa Vista - SP

Re: Escritório

txt2tags - Fantástico, exceto para planilhas, uso ele para todo o resto. Só abro libreoffice para lidar com documentos criados por outros e para planilha. Gera código em setecentos milhões de formatos diferentes, a partir de um único fonte. Sintaxe não poderia ser mais simples, você aprende em minutos.
Prós: você usa um editor de texto comum, de sua preferência, e gera um fonte absurdamente simples. A partir dele gera arquivos em diversos formatos, como html, wiki e LaTeX, só pra citar alguns. Permite tratar strings usando regex mais uma dúzia de truques.
Contras: Embora extremamente simples, é necessário aprender sua sintaxe.

Archeando...

#3 12/07/2012 00:41:14

Clecio
Membro
De: Goiânia
Website

Acho que este post seja interessante para a minha contribuição aqui.
Arch Linux com estação de trabalho, levando em consideração minhas necessidades.

Veja: http://cleciooliveira.com/blog/2012/06/ … -trabalho/

#4 12/07/2012 22:24:41

alexandre
Membro

Clecio,

Só não entendi a necessidade de ter o Putty no Linux, afinal, temos o terminal/console. Quando estou no Windows até que uso o Putty.

Abraço. Obrigado pela contribuição.

Alexandre

Última edição por alexandre (12/07/2012 22:35:45)

#5 16/07/2012 01:46:36

Clecio
Membro
Website

alexandre escreveu:

Clecio,

Só não entendi a necessidade de ter o Putty no Linux, afinal, temos o terminal/console. Quando estou no Windows até que uso o Putty.

Abraço. Obrigado pela contribuição.

Alexandre

Alexandre, é só questão de administração de tantas conexões...

Pensa você administrar cerca de 50 servidores ou mais... chega a um ponto que você não sabe tantos ips/nome com o putty é possível recordar com mais facilidade. Pelo menos é o que eu faço, já que você consegue gravar as configurações de acesso nele.
Somente devido a isso.

Última edição por Clecio (16/07/2012 01:47:44)

#6 18/07/2012 07:47:56

alexandre
Membro

Clecio,

Entendi. Faz sentido mesmo. No Putty se consegue salvar o nome dos seus servidores com os respectivos IPs.

Obrigado pela contribuição.

Alexandre

#7 18/07/2012 21:00:30

phillipe
Moderador
De: Novo Gama - GO
Website

alexandre escreveu:

Clecio,

Entendi. Faz sentido mesmo. No Putty se consegue salvar o nome dos seus servidores com os respectivos IPs.

Alexandre

Realmente o PUTTY é interessante, mas já ouviram falar de um aplicativo chamado REMMINA no Linux?
Ele é bem mais simples que o putty, mas tem a mesma ideia e funciona muito bem, tanto que onde eu trabalho configuro todos os servidores que gerencio nele.
Vale a pena conferir! wink

"NÃO HÁ NADA COMO A LIBERDADE." (Nelson Mandela)

#8 18/07/2012 23:35:04

Danilo Vilas Boas
Membro

phillipe, já que você falou do Remmina, o seu está normal? Porque o meu está doidinho da silva. Desculpem falar disso aqui, mas pode ser até algo que pese na decisão de alguém em usar ou não o programa. As conexões que já existem funcionam normalmente, mas quando vou criar uma nova, ou editar uma já existente, não consigo editar. A janelinha de edição, onde se escolhe os protocolos, até abre, mas não consigo editar. O cursos fica piscando, mas não acontece nada ao digitar. Em campo algum funciona.

Eu gosto dele justamente por salvar as conexões, mas assim não consigo usar ele direito.

Archeando...

#9 19/07/2012 00:52:23

sistematico
Admin
De: Campo Grande / MS
Website

Aqui tá normal.
100%.

Arch Linux 64 bits.

#10 19/07/2012 01:04:19

phillipe
Moderador
De: Novo Gama - GO
Website

Danilo Vilas Boas escreveu:

phillipe, já que você falou do Remmina, o seu está normal? Porque o meu está doidinho da silva. Desculpem falar disso aqui, mas pode ser até algo que pese na decisão de alguém em usar ou não o programa. As conexões que já existem funcionam normalmente, mas quando vou criar uma nova, ou editar uma já existente, não consigo editar. A janelinha de edição, onde se escolhe os protocolos, até abre, mas não consigo editar. O cursos fica piscando, mas não acontece nada ao digitar. Em campo algum funciona.

Eu gosto dele justamente por salvar as conexões, mas assim não consigo usar ele direito.

Uai! Pra mim tá tá normal. Sem problema algum.
Executa ele pelo terminal e vê se ocorre algum erro.
Outra coisa que pode ser é o tema do seu desktop.
Há temas que bugam certos aplicativos, vale a pena verificar isso também.

"NÃO HÁ NADA COMO A LIBERDADE." (Nelson Mandela)

#11 19/07/2012 11:11:11

Danilo Vilas Boas
Membro

Já executei ele pelo terminal, tem erro não. Percebi que usando só o teclado para editar ou criar uma conexão nova, sem clicar com o mouse nenhuma vez, ele funciona normal. Se eu uso o mouse pra selecionar, já era.

Archeando...

#12 31/07/2012 16:03:08

Clecio
Membro
Website

phillipe escreveu:
alexandre escreveu:

Clecio,

Alexandre

Realmente o PUTTY é interessante, mas já ouviram falar de um aplicativo chamado REMMINA no Linux?
Ele é bem mais simples que o putty, mas tem a mesma ideia e funciona muito bem, tanto que onde eu trabalho configuro todos os servidores que gerencio nele.
Vale a pena conferir! wink

No link que passei acima (http://cleciooliveira.com/blog/2012/06/ … -trabalho/) cito esse software também.

Tenho configurado nos dois, tanto no putty como no remmina.
Isso por questão de facilidade para os demais colegas... as vezes me encontro em outra filial e quando preciso do auxílio dos mesmos na minha estação deixo eles para utilizar o putty, já que a estação padrão da empresa é Windows e eles trabalham nessa plataforma.
Faço isso para não criar problema pois creio que vocês sabem, senão tivessem ouviria coisa do tipo... se fosse no windows funcionava... no windows tem.
Essas coisas.... somente para mostrar que é possível trabalhar da mesma forma e com a mesma ou até mais produtividade em uma estação Linux.

Abçs

#13 18/11/2013 19:16:23

kernill
Membro

Bem melhor que o LibreOffice.
Parecido com o microsoft office em aparência e funcionalidade.
Pouco conhecido não sei porque.

Um pacote office bom. KingSoft

http://www.kingsoftstore.com/support/pc … dusersfree

#14 30/11/2016 13:49:31

alexandre
Membro

Então, a meu ver, outras suítes de escritório ficam devendo ao LibreOffice no que diz respeito a correção gramatical (CoGrOO , que citei na lista de programas). hmm

#15 09/05/2020 21:41:42

alexandre
Membro

Languagetool - Um corretor gramatical acoplável ao LibreOffice. A meu ver, melhor que o CoGrOO (https://languagetool.org/#libreoffice).
Ocrmypdf - Converte imagens em PDF em texto editável. Fiz a conversão de um livro com mais de 500 páginas nele e no Acrobat XI, achei melhor a conversão feita por esse. Muito bom mesmo, me impressionei.
Joplin - Excelente aplicativo open source multiplataforma para guardar suas notas. Só para lidar com tabelas que não é tão bom.

Última edição por alexandre (29/07/2020 22:10:17)

#16 02/01/2023 14:54:14

alexandre
Membro

Faz 10 anos e alguns meses que comecei essa lista, na época sentia falta de uma para mim. Estava voltando a usar o Linux como desktop, depois de um período no Windows. Alguns dos aplicativos de minha lista ainda uso, como o LibreOffice e complementos, outros deixei de usar e novos foram incorporados, como o Visual Studio Code, Arduino IDE, Ghostwriter e, mais recentemente, o Obsidian (também no telefone espeto sincronizando). No entanto, na época não tinha conhecimento da lista de aplicativos na wiki do Arch, sendo assim, fica essa dica (https://wiki.archlinux.org/title/list_of_applications) nessa que será minha última postagem nesse tópico.

Última edição por alexandre (02/01/2023 22:40:46)

Rodapé do site