Você não está autenticado.

Anúncio

Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via paypal.

Para mais informações: contato at archlinux-br.org.

#1 22/07/2007 13:37:10

BetinhoDJ
Membro
Registrado: 07/07/2007
Mensagens: 2

hddtemp no Gkrellm sem plugin

Se você já tem o Gkrellm instalado e gosta de ter todas as informações a respeito do seu hardware, uma opção importante é ter a informação sobre a temperatura do(s) seu(s) hd(s).
Existe um plugin para o Gkrellm que coloca esta informação ao seu alcance de forma bem simples, mas na falta deste pacote específico nos repósitórios do Arch existe uma alternativa, igualmente simples, de adicionar esta informação ao Gkrellm.
O primeiro passo logicamente é ja ter o Gkrellm instalado e configurado. Presumindo que já o tenha, vamos ao segundo passo.
Instalar o hddtemp(que esta disponível no repositório community):

terminal como root e...

pacman -S hddtemp

Ainda como root você ja pode testar o hddtemp com o comando:

hddtemp /dev/hda

exemplo:
capturadatelaterminalah6.jpg
como possuo 3 hds na máquina especifiquei os 3 dispositivos para obter os 3 valores de temperatura

Feito isso vamos agora configurar o hddtemp para que ele disponibilize esta informação para o sistema, tornando assim a informação disponível também para o Gkrellm. Para isto basta rodar o hddtemp como daemon acrescentando ao comando anterior a opção -d

hddtemp -d /dev/hda

Ao rodar este comando o hddtemp tornará visível ao sistema os monitores de temperatura do(s) hd(s), fazendo com que o Gkrellm possa ler esta informação e a disponibilize pra você.
Reinicie o Gkrellm e depois vá nas opções de sensores e estarão la as opões de monitoramento do(s) hd(s).
Para que você não tenha que repetir este procedimento todas as vezes que reiniciar a máquina, basta acrescentar o comando ao rc.local no /etc.

Resultado:
hddtemppq9.jpg

Offline

Rodapé do site